fbpx

ARTE: MISSÃO E EXPERIÊNCIA COM DEUS

Quantas vezes em nossa vida, fomos tocados por músicas que nos fizeram entrar na oração, experimentar o céu, a ação de Deus em nossas vidas. Quantas vezes nossos corações endurecidos foram tocados pela Voz de Deus através de uma canção? Eu mesmo experimentei isso. Lembro-me que no mês de março de 2014 estive num retiro de Carnaval. Após este retiro, fiquei uns dias hospedados na casa de dois amigos muito queridos e tive a experiência com o Amor de Deus através de uma música. A música em questão era “Sou Amado por Deus” do Missionário Shalom. Através da arte, Deus foi capaz de tocar meu coração endurecido, me fez sentir-se amado e isto mudou minha vida para sempre. Mas, o que podemos dizer acerca daqueles a quem Deus confiou tão grande mistério (evangelizar com a arte)? Para compreender isto, vamos compreender o que é a arte?

Em Gênesis 1, podemos contemplar o ato criador de Deus. Qual maior arte criada senão aquela que o próprio Deus fez? O homem a sua imagem e semelhança e tudo o que existe na terra. A arte tem o poder de expressar a Verdade, a Bondade e a Beleza que é o próprio Deus e que vem dele. O catecismo da Igreja Católica nos mostra isto, “As múltiplas perfeições das criaturas (a sua verdade, a bondade e a beleza) refletem a perfeição infinita de Deus” (Cat, 41). Segundo São João Paulo II (Carta aos Artistas, 3), a bondade e a beleza são faces de uma mesma moeda pois a beleza é a expressão visível do bem. Sendo nós imagem e semelhança de Deus, não podemos dizer outra coisa a não ser, Deus é Verdade, Bondade e Beleza. Eis a essência da missão dada por Deus àqueles com dons artísticos: expressar a Verdade, Bondade e Beleza que é o próprio Deus.

O artista comunica através de suas obras um pouco de sua alma, de si mesmo. É a alma humana, reflexo do céu, que o artista manifesta em suas obras. Deus na criação manifesta a si mesmo e contemplando a criação, viu que tudo era belo e bom. Sendo assim, podemos dizer que o Artista Divino, para que o homem expresse o Belo de Deus através da arte, chama-o a partilhar do seu poder criador. Este é o dom da arte que Deus nos confia, fazer parte Criação Divina. É importante ressaltar que nem todos são chamados à criação artística, mas todos os homens são chamados a viver a dimensão do belo, pois Deus é belo e nos fez a Sua imagem e semelhança.

Dentre tantas manifestações artísticas, nos voltaremos para música. Esta tem a capacidade inata de emocionar e fazer pulsar um sentimento puro e um abrandamento de emoções que desemboca num grande e amplo desejo de Deus. Num mundo secularizado,

que relativiza a verdade e individualiza a bondade, a beleza é a via que, sutilmente, toca o coração do homem e o eleva à Deus. São João Paulo II dizia que “para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da Arte” (Carta aos Artistas, 12).

Este é o início de um diálogo que teremos sobre música e arte. Que Deus nos conceda a graça da fidelidade diante do chamado Dele para nós. Que possamos crescer juntos, nos comprometer com este chamado e viver Nele. Que a Virgem Santíssima seja nossa intercessora e Santa Cecília e São João Paulo II possam interceder por nossa missão. Shalom!

Lucas Magalhães

Deixe uma resposta

Iniciar o chat
1
💬 Posso te ajudar?
Olá, tudo bem? 👋
Paz e bem!
Em que posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: