fbpx

Escolhas livres e responsáveis fundamentadas no bem!

Liberdade e responsabilidade são dois valores que deveríamos cultivar sempre nas nossas vidas, como pérolas preciosas que tornam a vida ainda melhor. Estes dois valores precisam permear as nossas escolhas e decisões. Somos responsáveis pelo uso da nossa liberdade, e nunca posso deixar que terceiros tomem decisões em nosso lugar. Qualquer conselho, direcionamento, orientação antes de se tornar uma ação realizada por nós, precisa ser antes assumida e escolhida livremente pelo sujeito da decisão. O “Eu” precisa cada vez mais amadurecer e ser responsável por suas decisões.

Pessoas que fazem mal uso da liberdade de escolha, tendem a se tornarem vítimas do universo. Procuram uma forma de responsabilizar tudo e todos por aquilo que colheram de ruim na própria vida, tornam-se incapazes de reconhecer que fizeram mal uso da sua liberdade e que também erraram dentro do processo do uso da mesma. A liberdade existe para o Bem e não para o mal, nos ensina os santos, místicos, e doutores da Igreja.

O ser humano é dotado de liberdade, isso é um sinal privilegiado da imagem divina, nos diz o catecismo. Deus é o primeiro a respeitar a nossa liberdade, ele nunca rompe esse limite. No entanto, constantemente abusamos e ferimos nossa liberdade quando fazemos mal uso dela. Aprendemos com Agostinho nos ensina que a liberdade é a livre escolha para o bem, e que escravidão é a livre escolha para o mal. Precisamos usar a nossa liberdade para o Bem e para tudo aquilo que é bom, lembrando que as nossas escolhas acarretam consequências, é a partir de cada pequena escolha que vamos construindo a nossa vida, a nossa história.

Escolhas bem feitas podem trazer grandes alegrias para a vida. Decisões são tomadas livremente não só escolhendo o país das maravilhas, mas escolhendo os sacrifícios e os desafios. Tome decisões de forma livre e seja responsável por suas escolhas, construa a sua história fundamentada no bem, e caso faça alguma escolha não tão boa, seja livre para voltar atrás e tentar de novo. Peçamos ao Criador o dom da liberdade e da responsabilidade.

Deixe uma resposta

Iniciar o chat
1
💬 Posso te ajudar?
Olá, tudo bem? 👋
Paz e bem!
Em que posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: